Notícias
A+ A A-

Estrelas S. João de Brito vence 3ª divisão!

O Estrelas São João de Brito (masculinos) e o Galitos (femininos) venceram esta tarde o Campeonato Nacional de Clubes da 3.ª Divisão, evento que decorreu na Piscina Municipal de Mealhada.
O Estrelas Estrelas S. João de Brito subiu ao 1.º lugar do pódio, ao totalizarem 302 pontos. No 2.º lugar surge a Académica de Coimbra (293) e na 3.ª posição o Alcobaça (268). O Colégio de Monte Maior é a quarta equipa promovida à 2.ª Divisão, ao somar 251 pontos. As equipas despromovidas à 4.ª Divisão são o Lisnave (99 pontos), Aminata (93), Natação da Maia (53) e Ginásio Figueirense (44).

Em femininos, a equipa de Aveiro somou 245 pontos, superiorizando-se ao Pimpões/Cimai (236) e Viver Santarém (232), equipas que na próxima época vão disputar a 2.ª Divisão, juntamente com o Ginásio de Vila Real, 4.º classificado com 228 pontos.

Os clubes que em 2013/14 vão participar na 4.ª Divisão são o Natação de Faro (96 pontos), Beja (94), Ginásio de Santo Tirso (91) e Interior Norte (52).

Fonte: www.fpnatacao.pt

João Paulo Vilas-Boas apresenta conferência no BMS2014

João Paulo Vilas-Boas, presidente da Mesa da Assembleia Geral da FPN, foi convidado para proferir a conferência de abertura (The Leon Lewillie Memorial Lecture) do XII Simpósio Internacional de Biomecânica e Medicina na Natação (International Symposium on Biomechanics and Medicine in Swimming – BMS), que se vai realizar em Camberra (Austrália), entre os dias 28 de abril e 2 de maio de 2014.

Fonte: Federação Portuguesa de Natação

Campeonatos Europeus

A Liga Europeia de Natação (LEN) anunciou que o Campeonato da Europa de natação de 2012, que estava agendado para a cidade belga de Antuérpia, foi transferido para a cidade de Debrecen (Hungria) e irá decorrer nas datas inicialmente previstas, de 21 a 27 de maio.

O Europeu vai realizar-se no Complexo Aquático onde decorreu o Campeonato da Europa de piscina curta, em 2007, no qual Portugal participou com quatro nadadores, tendo Diogo Carvalho atingido duas finais, as primeiras da sua carreira – 4.º nos 200 estilos e 8.º nos 200 mariposa.

Fonte: Federação Portuguesa de Natação

Águas Abertas - VI Travessia António Bessone Basto

Daniel Viegas (CNA) e Lara Pinheiro (SFUAP) foram os grandes vencedores da VI Travessia António Bessone Basto, que decorreu hoje entre Caxias e Oeiras, em ambiente agradável de convívio e amizade, mas muita luta desportiva dentro de água.

A tarde começou cinzenta, com a chuva a ameaçar fazer a sua aparição para a prova, mas felizmente uma melhoria gradual começou a fazer-se sentir, e a prova terminou mesmo com os primeiros raios solares fortes e quentes a surgirem, para o fantástico foto-finish que foi a chegada, com a luta pela vitória entre o Daniel Viegas e o Duarte Mourão a ser decidida mesmo na última braçada, com um sprint fantástico nos últimos 200 metros. O tempo do vencedor: 42m06,25s

Cedo um grupo de 4 nadadores se isolou, os dois primeiros mais o Mário Bonança(SCP) e o Diogo Gaspar (SFUAP), sendo que os dois primeiros se destacaram nos metros derradeiros para lutar pela vitória.

Em Femininos, a chegada também foi quase de foto-finish, com a Lara Pinheiro a superiorizar-se à Cassandra Oliveira (CFV) por somente 4 segundos. Tempo da vencedora: 47m11,67s

Na prova de 1Km dedicada aos nadadores do INATEL, Bruno Ruas (ESJB) com 11m56,70s e Inês Garcia (ESJB) com 13m10,20s, foram os vencedores destacados, e António Bessone terminou na 10ª posição da geral com o tempo 13m35,61s, tendo ganho o seu escalão.

Fonte: http://www.anlisboa.pt/